Nesta terça-feira, o SindMetal-GO está promovendo a 34ª edição da Semana de Prevenção de Acidentes do Trabalho na Área Metalúrgica (Spat). O evento convidou especialistas para dar mais informações sobre saúde e bem-estar aos profissionais da grande Goiânia.

Com o tema “Saúde e a Segurança do Trabalho”, o engenheiro e mestre Cristiano Leão foi convidado palestrar sobre a conscientização do uso dos equipamentos de segurança durante pintura, soldagem e outras atividades na indústria.

Durante sua apresentação, Cristiano citou um número alarmante do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Segundo ele, são registradas mais de 3.400 mortes por ano em acidentes de trabalho em todo o país.

“O objetivo é que vocês voltem para casa nas mesmas condições que saíram”, disse ao engenheiro ao reforçar a conscientização do uso dos Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs).

Em seguida, quem deu sequência a programação da SPAT foi a assessora jurídica do SindMetal-GO, Drª Maria Eugênia Neves, que explicou as Implicações do Acidente do Trabalho e da Doença Ocupacional do Contrato de Trabalho.

A Drª detalhou como ocorrem os processos trabalhistas, deu exemplos de causas que contaram com o apoio jurídico do sindicato e esclareceu as dúvidas dos trabalhadores que acompanham o evento.

Por fim, a equipe do SindMetal-GO esclareceu as funções do sindicato, com ênfase a realidade da prevenção de acidentes e doenças profissionais.

O encarregado sindical Vinícius Oliveira esclareceu começou esclarecendo o contexto histórico da criação do sindicato, em seguida apresentou a estrutura oferecida aos sócios e os trabalhos que o SindMetal-GO oferece.

O assessor de planejamento estratégico Maxwell Carrijo, ainda acrescentou a importância da entidade na luta por melhores salários durante as negociações salariais com patrões e governos. Além da manutenção de benefícios e novas conquistas.