Convenção Coletiva de Trabalho – SINDREPA

Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) é um acordo realizado entre o sindicato dos trabalhadores e os sindicatos patronais. Esse acordo ocorre uma vez por ano e deve ser oficializado até o dia 1º de abril, que é a data base da categoria dos metalúrgicos.

Entre as reivindicações que podem ser discutidas e incluídas na CCT estão: aumento do piso e reajuste salarial, prêmios por assiduidade e pontualidade, medidas de segurança no trabalho e até mesmo a alimentação dos trabalhadores.

Os trabalhadores nas indústrias metalúrgicas, mecânicas e de material elétrico de Goiânia e região metropolitana devem se sentir honrados pela Convenção Coletiva de Trabalho. Nela constam cláusulas que apenas a categoria têm garantidas em papel passado. É o caso, por exemplo, do prêmio por assiduidade e pontualidade: uma bonificação no valor correspondente a 10% do salário do trabalhador que cumprir integralmente sua jornada normal diária em todos os dias úteis do mês, sem faltas e/ou atrasos.

Outro direito que só consta na Convenção Coletiva da categoria é a obrigatoriedade de as empresas servirem café da manhã e lanche à tarde aos seus trabalhadores. Além disso, os patrões devem oferecer alimentação ao trabalhador, caso haja necessidade de se prorrogar o horário de trabalho por mais duas horas.

Mais um ponto importante tratado na CCT é o referente à segurança no trabalho. As empresas ficam obrigadas a participar da Semana de Prevenção de Acidentes do Trabalho na Área Metalúrgica, a SPAT Metalúrgica. Assim, empresas com até 20 empregados devem enviar um participante para participar da SPAT, empresas de 21 a 50 empregados, 2 participantes, e empresas com mais de 50 empregados devem enviar três participantes.

Confira abaixo as últimas Convenções Coletivas firmadas pelo SindMetal-GO junto ao SINDREPA

CONVENÇÃO COLETIVA 2019/2021