São Paulo – Desde ontem até o dia 19 deste mês está disponível no site da Receita Federal a versão para testes do programa da declaração do IR de 2015.

O programa servirá para que os contribuintes conheçam as principais novidades para a elaboração das declarações de Ajuste Anual, Final de Espólio e de Saída Definitiva do País do exercício 2015, referente aos rendimentos obtidos em 2014.

A Receita esclarece que se trata de uma versão apenas para avaliação, não sendo possível a gravação da declaração.

As fichas para as informações referentes a rendimentos isentos e não tributáveis e para rendimentos tributados exclusivamente na fonte não tiveram mudanças. A Receita informa que sugestões e críticas podem ser encaminhadas ao e-mail irpf.beta@receita.fazenda.gov.br.

Rascunho

Há um mês, a Receita Federal lançou um programa que permite ao contribuinte preencher, ao longo do ano, a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física do ano seguinte. O aplicativo, chamado Rascunho IRPF, serve para adiantar o preenchimento de diversos dados da declaração anual, como informações de venda de carros, valores de consultas médicas, rendimentos de trabalhador liberal

O programa ficará disponível até 28 de fevereiro de 2015 e, a partir de 1º de março do próximo ano, o contribuinte encontrará a opção de importar o rascunho para a versão final da declaração do Imposto de Renda.

Fonte: O Popular