As vendas mundiais de carros de passeio da marca Volkswagen avançaram 4,3% em setembro, para 492,5 mil unidades, em relação ao mesmo mês de 2011.

No acumulado de janeiro a setembro, a companhia entregou 4,2 milhões de veículos, alta de 10,6% sobre o mesmo período do ano passado, um recorde para o período.

Vendas do grupo BMW batem recorde em setembro e no acumulado do ano

Desempenho na Europa força Fiat a rever metas para próximos anos

“Dadas as condições difíceis do mercado automotivo na Europa Ocidental, permanecemos muito vigilantes, mas também otimistas com as vendas de carros de passeio da marca Volkswagen, pois lançaremos nosso mais importante veículo, o novo Golf, nas próximas semanas”, disse Christian Klingler, membro do conselho para vendas e marketing do grupo Volkswagen, em nota.

Na região da Ásia-Pacífico, as entregas aumentaram 16,4% entre janeiro e setembro e totalizaram 1,7 milhão de veículos, dos quais 1,5 milhão foram destinados apenas para a China.

No mesmo período, as vendas na América do Norte cresceram 26,1%, para 456,5 mil unidades.

Nos EUA, os consumidores compraram 323,1 mil automóveis, 37,2% a mais do que no mesmo período do ano anterior. Na América do Sul, as entregas subiram 8,1%, para 626,2 mil unidades.

Na Europa, foram comercializados 1,3 milhão de carros de passeio no acumulado anual, em linha com o mesmo período de 2011. Nas partes central e oriental do continente, as vendas subiram 32,1%, para 199,8 mil veículos. A Rússia constituiu o maior mercado da região, com alta de 56% nas compras entre janeiro e setembro.

Já na Europa Ocidental, sem contabilizar a Alemanha, o número de automóveis vendidos caiu 6,2% em nove meses, para 653,3 mil.

Na Alemanha, país de origem da montadora, as entregas caíram 0,6%, para 449,6 mil unidades até setembro.

Fonte: Folha.com