Os lojistas de Goiânia estão apostando em campanhas publicitárias, ofertas e descontos para não perderem de goleada neste Dia dos Namorados para a estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, que acontece exatamente no dia 12 de junho. A coincidência da data preocupa, já que a maioria deixa para comprar o presente de última hora. Mas a esperança do setor está apoiada em preços mais em conta, sorteios e brindes.

Representantes de shoppings e do comércio em geral esperam um crescimento de até 20% nas vendas, basicamente por conta destas estratégias, que já estão sendo trabalhadas em campanhas publicitárias. A avaliação geral é de que a data não vai passar em branco para a grande maioria dos casais, que, no máximo, pode postergar ou adiar a troca de presentes e a comemoração.

O Dia dos Namorados é considerada hoje a terceira melhor data para o comércio em vendas (só perde para o Natal e Dia das Mães). Mas, neste ano, o avanço da inflação e do endividamento das famílias, somado ao início da Copa do Mundo, está deixando todos apreensivos, diz o presidente do Sindicato do Comércio Varejista no Estado de Goiás, José Carlos Palma.

Segundo ele, as empresas estão preparadas para a movimentação, com estoque em alta e produtos novos. A estratégia é focar em promoções mais criativas e com descontos maiores sobre os preços, para fazer que “o fator Copa” não interfira no faturamento das lojas. “Estamos bem preocupados, mas esperamos que as campanhas surtam efeitos e que as vendas sejam antecipadas”, afirma.

A gerente de marketing do Shopping Flamboyant, Aline Guedes, reconhece que a Copa trará impactos para o varejo, mas diz que a expectativa é de que as vendas cresçam 20% , com um aumento de fluxo de 10%, principalmente na primeira quinzena de junho. “Temos marcas exclusivas, uma promoção atraente e um polo gastronômico consolidado. E mais: os namorados não vão deixar de se presentear.”

CAMPANHAS

A campanha do Flamboyant Shopping Center, em que a cada R$ 500 em compras dá ao cliente a chance de concorrer a um automóvel BMW, prevê investimentos da ordem de R$ 580 mil, incluindo ações publicitárias, premiação, divulgação interna e externa.

A superintendente do Bougainville, Márcia Mendonça, revela que as expectativas de vendas são boas, embora a Copa possa ocasionar vendas perdidas. Ela ainda lembra que junho terá mais um feriado, de Corpus Christi, no dia 19. “Mas mesmo assim, acreditamos na campanha para esta data e no know-how do shopping, que tem um conceito exclusivo em Goiânia, atrai os namorados para as compras em nossas lojas”, afirma.

Fonte: O Popular