Cerca de 20 trabalhadores iniciaram na segunda-feira (28) as aulas do curso de soldador Mig.Mag e Tig, na Faculdade SENAI Italo Bologna. O curso é resultado da parceria entre a Faculdade e o SindMetal-GO, que garante a realização de forma gratuita a cada semestre. Há mais de cinco anos, o Sindicato investe na continuação da parceria porque acredita que experiência e educação são indispensáveis para inserir o trabalhador no mercado de trabalho. Outras duas turmas também iniciaram as aulas, uma no período noturno em Aparecida de Goiânia e outra no período vespertino, em Goiânia.

A equipe do SindMetal-GO esteve presente para conversar com os trabalhadores

O conteúdo é trabalhado em teoria e na prática. Além das matérias, a Faculdade oferece o laboratório de solda, espaço onde são realizadas as atividades práticas simulando o dia a dia do soldador. “Se o aluno fizer o curso corretamente, fica muito fácil de ser inserido no mercado de trabalho”, afirmou o instrutor de formação profissional na área de soldagem, Pedro Nogueira.

Joaquim Pires, torneiro mecânico da Di Freios Peças e Serviços Ltda., estava com o nome no cadastro de reserva há um ano e quando conseguiu a vaga, não perdeu tempo. “Com a ajuda do Sindicato, disponibilizando o curso gratuito, é impossível recusar”. Salatiel dos Santos, soldador da Tratortel Tratores e Implementos Agrícolas Ltda., também esteve na concorrida lista e, faltando um mês para o início do curso, foi selecionado. “Tô feliz até agora e torcendo para que tudo dê certo!”, afirmou.

Como participar

As turmas são fechadas de seis em seis meses. Os interessados devem ligar no SindMetal-GO (62 3224-7277), pedir para falar no departamento de Cursos e fornecer os dados para o cadastro de reserva. Logo que abrir novas vagas, os responsáveis do Sindicato entrarão em contato.