O grupo japonês Toyota anunciou nesta segunda-feira (6) que lançará em 2015 nos Estados Unidos o “carro do futuro”, movido a hidrogênio e com emissão zero de carbono.

O vice-presidente de vendas da Toyota Bob Carter afirmou em entrevista coletiva antes da abertura do Salão Internacional de Eletrônica (CES), em Las Vegas, que o mercado inicial para este automóvel será a Califórnia, onde ocorrerão ações paralelas para estabelecer uma rede de postos de abastecimento de hidrogênio.

O automóvel de quatro lugares chamado de FCV (fuel cell vehicle) tem autonomia de quase 500 km e pode ser recarregado com hidrogênio gaseificado em dois tanques de alta pressão em apenas três minutos, informou a Toyota durante entrevista coletiva.

Esta técnica faz com que, ao rodar, o veículo não emita gás de efeito estufa, apenas água.

Em termos de infraestrutura, a Toyota e as autoridades californianas planejam criar novos 20 postos de abastecimento de hidrogênio no prazo de um ano, que se somarão aos 10 já existentes no estado.

O objetivo a longo prazo é estabelecer cerca de 100 postos, de forma que o proprietário do “carro do futuro” tenha um ponto de abastecimento a menos de seis minutos de sua residência.

A Toyota já havia apresentado o protótipo no ano passado, no Salão do Automóvel de Tóquio.

Fonte: Folha de S. Paulo