A palestra desta quarta-feira tratou de saúde mental do trabalhador

Metas a cumprir, chefe cobrando resultado, pressão, grito de vamos, vamos e uma imensidão de trabalho. Esse é o dia a dia de um operário que acorda às 5h30 da manhã para garantir o sustento de sua família. Com a rotina, esse trabalhador esquece de cuidar de sua própria saúde e acaba debilitado para enfrentar o dia a dia.

Pensando nisso, o SindMetal-GO trouxe para palestrar  nesta quarta-feira  (16 de outubro) na  29ª Semana de Prevenção de Acidentes da SPAT Metalúrgica, a doutora Hilda Alevato para falar sobre Saúde Mental do Trabalhador.


Doutora Hilda Alevato fala sobre Saúde Metal do Trabalhado na 29ª SPAT Metalúrgica

O tema despertou o interesse de todos e a palestra prendeu a atenção dos participantes que ficaram com o gosto de quero mais. “Achei uma palestra muito produtiva e acho importante que os trabalhadores fiquem cientes dos riscos para a saúde no seu trabalho”, comenta a auxiliar administrativo e participante Samara Rodrigues. 

De acordo com a palestrante, os principais transtornos mentais que podem afetar o trabalhador são a depressão e o estresse clínico, podendo gerar outros problemas sérios, como o alcoolismo e o uso de drogas além de diminuir produtividade, e uma tendência a um comportamento violento no trabalho e em casa.

Segundo ela, a saúde deve ser observada como um todo. “Não podemos enxergar somente o problema físico ou mental. O corpo precisa estar em harmonia para que tudo funcione bem”, alerta.

E para que um novo cenário seja construído e as estatísticas que revelam o número assustador de casos de doenças em consequência do trabalho sejam diminuídos, Hilda aposta na empatia versus cuidado. “Precisamos tratar o outro bem e valorizar a vida acima de tudo. Com isso, o resultado positivo do trabalho será apenas consequência”, completa.

 Veja Também:

> Presidente da CNTM tem compromisso com as bases

> SindMetal-GO homenageia colaboradora com título de Sócio Benemérito

> Sindicalização na Assolan restabelece bom relacionamento com o SindMetal-GO

 

Fonte:  Núcleo de Jornalismo e Assessoria de Imprensa