São Paulo – Os juros médios praticados pelos bancos nas linhas de crédito para consumidores subiram em abril como reflexo da elevação da taxa básica, a Selic, no mês. A taxa média geral teve uma alta de 0,03 ponto porcentual, de 5,40% para 5,43% (88,61% ao ano). O movimento interrompe uma sequência de quatro reduções seguidas na taxa média apurada em levantamento da Associação dos Executivos de Finanças (Anefac). A entidade divulgou ontem os dados do mês passado.

Das seis modalidades de financiamento para consumidores pesquisadas, quatro tiveram elevação: financiamento de automóveis, juros do comércio, empréstimo pessoal por bancos e por financeiras. A taxa do cheque especial foi a única registrar queda, enquanto a do cartão de crédito ficou estável.

A taxa Selic foi elevada de 7,25% para 7,5% ao ano pelo Banco Central (BC) no dia 17 de abril. Foi o primeiro aumento desde julho de 2011, quando havia passado de 12,25% para 12,50% ao ano.

O empréstimo pessoal em bancos teve uma elevação de 1,03% para 2,94% (41,58% ao ano). Em financeiras, o empréstimo subiu 0,44%, para 6,88% (122,96% ao ano). O financiamento de automóveis também subiu, para 1,54% (20,13% ao ano).

Fonte: O Popular (GO)