A 29ª edição do encontro entra para a história dos trabalhadores da categoria por ter mostrado a realidade do chão de fábrica em Goiânia

Terminou na sexta-feira, 18 de outubro, a 29ª edição da Semana de Prevenção de Acidentes da Área Metalúrgica (SPAT). O tema tratado no último dia do evento foi “Você também é responsável pela segurança no trabalho”, com a palestra do Assessor de Segurança, Saúde e Meio Ambiente do Trabalho da FITIEG TO/DF, Deodato Ferreira que falou sobre a importância dos trabalhadores também se prevenirem de acidentes no trabalho.

Deodato Ferreira faz palestra na 29ª Semana de Prevenção de Acidentes da Área Metalúrgica

Durante toda a semana o trabalhador metalúrgico foi o personagem principal. O momento serviu para discutir a realidade do setor metalúrgico baseado nas experiências de vida de cada um e do trabalho que o SindMetal-GO vem realizando em busca representatividade sindical plena que foi conquistada com muito esforço e idealismo.

Estarrecidos com a gravidade das denúncias feitas pelo sindicato, os mais de 300 trabalhadores que participaram da palestra de encerramento prometeram reagir e fazer sua parte comunicando o aos representantes da entidade sindical a falta de segurança que vivem constantemente no dia a dia de trabalho.

E a sensação de quero mais não ficou apenas na equipe de organização. O metalúrgico Albertino Ribeiro participou do evento e já quer voltar no próximo ano. “Quando eu cheguei aqui, não sabia o que era sindicato. Hoje, depois de ouvir todas as palestras que foram ótimas, vou embora orgulhoso de fazer parte desse sindicato, honrado de ter participado e com a certeza de que estou sendo bem representado”, declara.

Essa edição da SPAT superou as expectativas de acordo com o presidente do SindMetal-GO Roberto Ferreira. “Neste ano trouxemos temas muito importantes relacionados a falta de condições de trabalho que são vistos na maioria das empresas do setor na capital e região metropolitana. Isso gerou revolta e tomada de consciência dos operários que, ameaçados prometeram reagir” ressalta.

300 trabalhadores de empresas metalúrgicas da base do SindMetal-GO participaram da 29ª SPAT

De acordo com o presidente, foi um trabalho idealizado e executado com empenho e dedicação. “Só quem faz com carinho pode mensurar a grandeza da sensação de estar colaborando em preservar vidas. Eu tenho que agradecer a Deus e a competência e motivação das pessoas que integraram nossa equipe de trabalho”, completa.

Em 2014, a SPAT Metalúrgica completará 30 anos de história. E como não poderia ser diferente, o SindMetal-GO já prepara um evento grandioso para marcar a história da entidade e deixar legado no sindicalismo brasileiro.