Último dia do evento trouxe tema mais polêmico da área: a insalubridade nos ambientes de trabalho

Esta sexta-feira, 5 de outubro, foi o quinto e último dia do maior evento realizado pelo SindMetal-GO. A 28ª edição da Semana de Prevenção de Acidentes do Trabalho na Área Metalúrgica (SPAT) teve a presença de mais de quase 380 pessoas, entre trabalhadores da categoria e estudantes do curso Técnico em Segurança do Trabalho do Senac. Além das equipes que atuavam na coordenação e organização do evento que, ao todo, somavam 24 colaboradores do SindMetal-GO.

Para fechar com chave de ouro o sucesso da semana, o tema escolhido para o último dia da SPAT Metalúrgica 2012 não podia ser outro senão aquele que mais levanta debate entre os trabalhadores e empresários da indústria. Os ambientes insalubres e o adicional para os empregados que se submetem às condições precárias foram colocados em pauta no painel “Insalubridade: quanto vale a sua saúde?“.

Participantes assistem a painel “Insalubridade: quanto vale a sua saúde?”

Os participantes reagiram às investidas do conferencista, que questionou a validade do adicionais e levou os presentes à reflexão da valorização da saúde e da vida. Willer Pereira de Castro é o atual médico do trabalho da Gerência de Segurança e Medicina do Trabalho da SANEAGO. Entre gestos, palavras duras, histórias e risadas, Willer fez com que todos reavaliassem seus conceitos quando o que está em debate é a saúde e a integridade do trabalhador.

Após sua exposição, Willer Castro respondeu às perguntas dos participantes sobre o tema, abrindo para o debate e para mais complementações acerca da insalubridade e de suas consequências para a vida do trabalhador e de sua família. Ao final da segunda parte da programação, Willer recebeu o certificado de participação da 28ª SPAT Metalúrgica.

Willer Castro recebe certificado de participação da SPAT Metalúrgica 2012

Solenidade de encerramento

Após o Café com Prosa, a equipe de Marketing e Publicidade do SindMetal-GO sorteou kits concedidos pelo SESI/GO, a bicicleta doada pela FTIEG-TO-DF (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias dos Estados de Goiás, Tocantins e Distrito Federal), e ainda presentes do próprio sindicato dos metalúrgicos.

Ganhadora da bicicleta posa para foto após sorteio

Logo em seguida deu-se início à solenidade de encerramento. A mesa foi composta por Roberto Ferreira, presidente do SindMetal-GO, Antônio Carlos de Sousa, vice-presidente da entidade, Edvard Pereira de Souza, presidente da FTIAG (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimento de Goiás), Rube Santos do Carmo, presidente do Sindicato dos Oficiais Marceneiros do estado de Goiás, Soraya Pinheiro Camargo Neves, coordenadora da Comissão Organizadora, Anderson Gonçalves Xavier, membro da Comissão Coordenadora e encarregado da Assessoria de Base, Leonardo Abreu Ferreira, coordenador da Comissão de Marketing e Publicidade, e de Maxwell Carrijo, membro da Comissão Coordenadora.

A solenidade foi dirigida pelo presidente do SindMetal-GO, Roberto Ferreira, que resumiu em poucas palavras o empenho da entidade em levar informação de qualidade à categoria, por meio de ações e eventos que atraiam a atenção e sejam esclarecedores para todos. Roberto enfatizou a importância da prevenção e fez alusão ao conceito adotado em 2012. “Prevenir é abraçar a vida, como nós colocamos este ano na SPAT Metalúrgica. Quem abraça, além de mostrar carinho, também está protegendo a outra pessoa. Essa é a intenção do SindMetal-GO: proteger seu representado”, afirmou durante sua fala.

Presidente do SindMetal-GO, Roberto Ferreira, faz discurso de encerramento da SPAT 2012

O encerramento foi coroado com a entrega simbólica a três participantes sorteados aleatoriamente, já que a entrega de certificados a mais de 300 pessoas seria muito complicada logisticamente. Os demais participantes receberam seus documentos na saída, onde também foram fotografados abraçando os colegas de profissão. A ação teve como objetivo promover a interação entre os trabalhadores e enfatizar o conceito da SPAT Metalúrgica 2012: “Prevenir é abraçar a vida”.

As fotos estão disponíveis em nossa fanpage! Acesse facebook.com/sindmetalgo e conheça os participantes da SPAT Metalúrgica 2012!

Veja como foram os cinco dias de realização da SPAT 2012, acessando a aba Galeria de Fotos!

>> Empresa também é responsável por promover a saúde do trabalhador
>> SPAT 2012: Responsabilidade da empresa em casos de acidente é colocada em pauta
>> No 2º dia da SPAT Metalúrgica 2012, painel discute justiça social

Fonte: Assessoria de Comunicação SindMetal-GO