Entidade entrará como substituto processual para reivindicar lanche que não era fornecido e pagamento de horas extras

O presidente do SindMetal-GO, Roberto Ferreira, juntamente com a equipe de base da entidade sindical, reuniram com os empregados das empresas Metal Light e Montar Instalações e comunicaram aos trabalhadores que irá ingressar com ação na justiça reivindicando direitos dos trabalhadores que a empresa não estava cumprindo.


Presidente do SindMetal-GO, Roberto Ferreira, dá a notícia aos empregados

A fiscalização do Ministério do Trabalho constatou que a jornada de trabalho aplicada pelas empresas estava uma hora por semana acima da permitida em lei, o que representa quatro horas por mês. Desta forma, os empregados que trabalharam sob esse regime têm direito a receber essas horas trabalhadas a mais como extras. O direito refere-se aos últimos cinco anos.


Alguns dos empregados da Metal Light e Montar Instalações

Outra irregularidade praticada pela empresa é que ela não fornece o lanche da tarde estabelecido na Convenção Coletiva da categoria. Todas as empresas estão obrigadas a fornecer café da manhã e o lanche da tarde, a Metal Ligth e a Montar Instalações só forneciam o café da manhã.


Trabalhadores ouvem com atenção

A diretoria do sindicato já autorizou seu Departamento Jurídico a ingressar com ação na Justiça do Trabalho para que todos possam receber esses direitos consolidados. “Nós vamos entrar como substituto processual pra exigir que a empresa pague as diferenças dos últimos cinco anos e transforme o direito ao lanche em indenização monetária” ressaltou o presidente do SindMetal-GO, Roberto Ferreira.


Operários resolvem se associar após reunião

Tyago de Assis, operador de máquinas na Metal Light, ficou contente com a novidade. “Mesmo que demore, é um direito nosso.” disse o empregado. Johnathan Dias, soldador ficou surpreso com a notícia. “É um dinheiro a mais. Será de grande ajuda para nós” comemora.

 

Veja também:

> Após êxito na legislação trabalhista, chegou a vez da formação sindical com o 56º curso

> Empregados da Metal Light e Montar Instalações são sindicalizados pela equipe do SindMetal-GO

 

> Spat Metalúrgica celebra 30 anos e quem ganha é o trabalhador

 

Fonte: Núcleo de Jornalismo e Assessoria de Imprensa