O evento ocorreu de 26 e 27 de abril na Escola Sindical

O 28º Curso de Formação Sindical, realizado nos dias 26 e 27 de abril de 2011, foi um sucesso. Promovido pelo SindMetal-GO, o evento tratou de assuntos relacionados ao mundo sindical e como a entidade funciona, além de explicar os direitos e deveres dos trabalhadores.

Temas como Convenção Coletiva, negociação, educação sindical, os tipos de sindicatos e suas representatividades foram abordados durante os dois dias de evento.

O ápice do curso foi quando os coordenadores promoveram a simulação de uma Negociação Coletiva, colocando os participantes para interpretar os dois lados da negociação. Um grupo representou os patrões e o outro grupo se passou por representantes dos trabalhadores.

Participantes simulam mesa de negociação coletiva no 28º Curso de Formação Sindical do SindMetal-GO

Na simulação, os participantes puderam sentir um pouco como é a realidade na hora de negociar em época de campanha salarial e como são as provocações e argumentos utilizados.

Como parte final do curso, os coordenadores deram a oportunidade aos participantes de expor o que aprenderam durante os dois dias de curso.

Participante do curso, a secretária da Fly Ultraleves, Erika Cândida da Costa diz que gostou do curso. “A gente chega totalmente desinformado e sai daqui com muita informação. Tudo que a gente precisava saber sobre sindicato a gente soube”, revela.

O encarregado de Office Boy da empresa Walter Sartin, Wellington Cavalcante também aprovou.  “O curso teve um bom proveito. Mostrou que cada pessoa tem seus deveres e direitos. O sindicato mostrou que o funcionário tem seu valor. Com esse curso melhora muito mais o nosso  aprendizado”, garante.

O presidente da entidade, Roberto Ferreira, fez um balanço geral do curso. “Cada curso que acontece é uma emoção diferente. Hoje é mais um sonho que a gente consegue realizar. Fechamos com chave de ouro o 28º curso de uma série que não tem data e nem número para acabar, nos deixando muito mais fortes para continuar nessa luta”, finaliza.