Bolsa de Colocação de Emprego media contato entre empresas com vagas disponíveis e trabalhadores à procura de emprego

Implantado no final da década de 1970, o projeto Bolsa de Colocação de Emprego foi criado para atender a uma demanda tanto das empresas quanto dos trabalhadores, por vagas de emprego. Referência para todos, o SindMetal-GO servia como mediador entre os empregadores e os trabalhadores em busca de emprego. “Quando as empresas precisavam de mão de obra, elas ligavam no sindicato, para ver se havia alguma indicação para ocupar a vaga disponível”, explica o presidente do Sindicato, Roberto Ferreira.

Na época, a responsabilidade da pasta era da Assessoria de Base, que ligava nas empresas a fim de descobrir vagas disponíveis e, então, informar trabalhadores à procura de emprego. Hoje, no entanto, a função de mediação entre empresas e trabalhadores é do departamento de Recursos Humanos (RH) do SindMetal-GO, que recebe ligações das empresas informando sobre a disponibilidade de vagas e, depois, entra em contato com os trabalhadores cadastrados no sistema.

Com o aumento da demanda de candidatos a vagas na área metalúrgica, o sistema do projeto está passando por uma transformação que, de acordo com a gerente administrativa do Sindicato, Soraya Camargo, deverá facilitar os procedimentos de colocação de trabalhadores em empresas. “Vamos começar a implantar o novo software daqui a duas semanas”, explica Soraya. “Acredito que daqui a dois ou três, tudo esteja funcionando plenamente”, acrescenta.

Até lá, no entanto, o trabalhador não vai ficar na mão. Todos aqueles que tiverem interesse em fazer parte do cadastro do SindMetal-GO, devem entrar em contato com o RH do Sindicato por meio do telefone 3224-7277. O currículo deve ser enviado por email, no endereço eletrônico sindmetal@sindmetalgo.com.br. Porém, aqueles que não tem acesso à Internet, podem fazer o cadastro direto no sindicato. “Pedimos que o trabalhador que não tem email, venha até o sindicato pessoalmente e traga seu currículo”, esclarece Soraya.

Ainda são poucas empresas que fazem parte do cadastro do Bolsa Colocação de Emprego, projeto que se torna uma forma inteligente de fazer contratações direcionadas. Uma vez que todos os currículos são triados pelo departamento de RH do sindicato. Para os empresários que têm interesse em fazer parte da lista de empresas que tem a seleção de vagas mediadas, basta entrar em contato com o sindicato. “A expectativa é de que mais empresas participem da pasta”, afirma Soraya. “Estamos procurando formas de divulgar mais o projeto”.