O SindMetal-GO lançou no dia 28 de dezembro de 2016 a Campanha Salarial 2017, com o slogan “Cortar Direitos não! Aumento Real, Agora!”. Segundo o presidente da entidade, Eugênio Francisco, “há diversos empresários que aproveitam a situação econômica do Brasil para cortar os gastos dos trabalhadores, com a justificativa de que isso irá ajudar a retomar a economia do país. Nós queremos um aumento real e não desculpas”, afirma.

Em 2016, a categoria metalúrgica fechou a Convenção Coletiva com aumento salarial de 9,91%, já a categoria mecânica conquistou 13,5%. Segundo a diretoria do sindicato, esse ano a meta é conquistar um aumento real. A equipe de sindicalização do SindMetal-GO já está percorrendo o chão de fábrica para realizar o levantamento de pauta. “Os próprios trabalhadores vão decidir o que deve ser negociado. Fazemos questão de visitar várias empresas para decidirmos o valor de aumento salarial pretendido, que será negociado com o sindicato patronal”, explica o presidente.