Uma pesquisa realizada em 2015 pela Sociedade Brasileira de Urologia apontou que 51% dos homens nunca consultaram um urologista. O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, é o que aponta o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Em 2016, mais de 61 mil novos casos da doença serão registrados no Brasil. Preocupados com o bem estar do seus filiados e familiares, o SindMetal-GO aderiu à Campanha Novembro Azul.

Criado em 2008 pelo Instituto Lado a Lado pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia, a campanha, que tem como simbolo o bigode, visa desmistificar o câncer de próstata e os exames preventivos de rastreamento do câncer: exame de sangue PSA e o de toque retal. Segundo o Inca, o câncer de próstata é considera o câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

Não existe prevenção para o câncer de próstata, por isso os homens devem ficar atentos a incidência da doença na família. Pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos pode aumentar o risco de se ter a doença de 3 a 10 vezes comparado à população em geral, podendo refletir tanto fatores genéticos (hereditários) quanto hábitos alimentares ou estilo de vida de risco de algumas famílias.

Para os filiados do sindicato, os exames de próstatas podem ser realizados nas clinicas conveniadas à entidade: Clínica Brasil, CMD, Centro Médico Vitória, Clínica Foccus, Clínica Alcance. Para obter o desconto de associado, basta retirar a guia de consulta na recepção do SindMetal-GO.