O Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (SIMECAT), em parceria com o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC), a Força Sindical e a Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM), realizou entre os dias 13 e 15 de maio o 1° Encontro das Montadoras CNTM/FS. O presidente do SindMetal-GO, Nelson de Padua, marcou presença no evento que reuniu mais de 50 dirigentes sindicais das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste do País além do Sindicato UAW da Nissan nos Estados Unidos.

A primeira parte do Encontro aconteceu em Catalão e a segunda no centro de Treinamento cedido pela Federação dos Comerciários do Estado de Goiás, em Caldas Novas. Os painéis debatidos foram “Conjuntura e Perspectivas para o Movimento Sindical”, “Cenário da Assistência Previdenciária no Ambiente das Montadoras” e “Os Desafios da Militância Sindical Perante a Saúde do Trabalhador’.

O presidente do SIMECAT e diretor da CNTM, Carlos Albino, se orgulha de sediar um evento de tamanha proporção. “Está na hora de abrir a ‘caixa-preta’ de cada sindicato para discutir os níveis salariais, relação entre sindicato e trabalhador, plano de cargos e salários, jornadas de trabalho, saúde do trabalhador e outros temas”, esclarece. Para o dirigente, o momento também foi uma oportunidade para estudar o cenário automotivo atual e planejar novas saídas para enfrentar a crise do setor.

Fonte: Núcleo de Jornalismo e Assessoria de Imprensa