Documentário conta a história dos metalúrgicos do ABC paulista

Com direção de Eduardo Coutinho, o filme ‘Peões’ será exibido hoje, às 16h, na Universidade Salgado de Oliveira (Universo), em São Gonçalo, e na próxima quarta-feira, dia 3, a partir das 15h, no campus de Niterói.

O documentário produzido pouco antes da vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 2002, conta a história dos metalúrgicos do ABC paulista. ‘Peões’ relata a história pessoal de trabalhadores da indústria metalúrgica do ABC paulista que tomaram parte no movimento grevista de 1979 e 1980, mas permaneceram em relativo anonimato. Eles falam de suas origens, de sua participação no movimento e dos caminhos que suas vidas trilharam desde então. Exibem souvenirs das greves, recordam os sofrimentos e recompensas do trabalho nas fábricas, comentam o efeito da militância política no âmbito familiar, dão sua visão pessoal de Lula e dos rumos do país. O filme foi rodado no período final da campanha presidencial de 2002.

O Cineclube Universo São Gonçalo fica na Rua Lambari, 10, Trindade. Já a unidade de Niuterói fica na Rua Marechal Deodoro, 217, Térreo, Centro. Entrada Franca.

Fonte: O São Gonçalo (RJ)