Após reunião com a assessoria de base do Sindicato, a direção da empresa Retífica Fortaleza de Motores Ltda. passou a fornecer o café da manhã aos empregados gratuitamente. A concessão do benefício está prevista na Convenção Coletiva da categoria, mas a empresa não estava cumprindo a obrigação. Os empresários ofereciam apenas o lanche da tarde aos funcionários, também previsto em Convenção.

Uma vez que a empresa cumpriu a convenção, não houve a necessidade de o departamento jurídico da entidade ingressar com ação na Justiça. Para o presidente do SindMetal-GO, Eugênio Francisco, o diálogo é sempre o melhor caminho. Mas ele alerta que este caso é uma exceção. “Na maioria das vezes, temos que reivindicar os direitos dos trabalhadores na Justiça”, afirma.

Eugênio Francisco também destaca que, apesar de a situação ter sido resolvida amigavelmente, a empresa só corrigiu o erro após manifestação dos assessores de base.