Na comparação com março de 2011, a produção diminuiu 2,1%

São Paulo – A produção industrial brasileira caiu 0,5% em março na relação com fevereiro, segundo dados divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação com março de 2011, a produção diminuiu 2,1% – sétimo resultado negativo nessa relação.

No trimestre, os resultados também foram negativos tanto no confronto com igual período do ano anterior (queda de 3,0%), como na comparação com o quarto trimestre de 2011 (-0,5%), na série com ajuste sazonal.

Nos últimos 12 meses, houve recuo de 1,1% o que dá continuidade à trajetória de quedas iniciada em outubro de 2010.

Queda em 18 setores

O recuo de 0,5% foi influenciado pela queda generalizada de 18 dos 27 setores pesquisados pelo IBGE.

Setores importantes da indústria tiveram quedas acentuadas, como material eletrônico, aparelhos e equipamentos de comunicações (-6,9%), produtos de metal (-3,4%), refino de petróleo e produção de álcool (-3,6%), indústrias extrativas (-1,8%) e farmacêutica (-2,1%), outros produtos químicos (-2,3%) e equipamentos de instrumentação médico-hospitalar, ópticos e outros (-10,1%).

Fonte: O Popular (GO)