O prazo para o pagamento com desconto do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) dos veículos com placas terminadas em 3 e 4 acaba na sexta-feira (28) na Paraíba. Caso o boleto ainda não tenha chegado às residências pelos Correios, é possível imprimir pela internet no portal do Detran-PB. A sexta-feira é, além de último dia para se pagar em cota única com o desconto de 10%, o dia de pagar a primeira de três parcelas sem redução.

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), são 109.275 boletos de licenciamento dos proprietários de veículos de placas finais 3 e 4, sendo 49.839 da placa final 3 e outros 59.436 da placa final 4.
 Outras formas para impressão do boleto são os terminais de autoatendimento do Detran-PB instalados em diversas repartições públicas ou nos órgãos de Detran-PB, na capital, nas unidades do interior do Estado do Ciretran e uma das Casas da Cidadania. Lá, o contribuinte pode solicitar a impressão do seu boleto para efetuar o pagamento nas agências do Banco do Brasil.

A isenção do IPVA foi mantida pelo governo do estado para os proprietários de veículos que tenham mais de 15 anos completos de fabricação. Os contribuintes deverão pagar apenas as demais taxas que envolvem o emplacamento, como seguro obrigatório (Dpvat), licenciamento do Detran-PB e a taxa de bombeiro.

A Secretaria da Receita Estadual esclarece aos proprietários de veículos que a mudança de pagamento ocorrida no exercício de 2013 no calendário de pagamento do tributo segue neste ano.

O pagamento do tributo deverá ser quitado sempre até o último dia útil de cada mês para evitar pagamento de juros e perdas de redução, inclusive do desconto de 10% à vista na cota única. Caso o contribuinte deixe de pagar na data limite, além da perder o desconto, o pagamento do tributo sofrerá acréscimos da taxa Selic de 1% sobre o valor do IPVA mais 0,33% de juros de mora ao dia, com limite de até 20%.

Fonte: G1