Cerca de 27 milhões de pessoas no Brasil sofrem de problemas na coluna, o que significa 18,5% da população adulta do País. Os dados são da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), chamando a atenção para o problema na categoria metalúrgica e mecânica, uma vez que os trabalhadores utilizam do esforço físico de forma exaustiva no trabalho diário.

As chamadas “dores nas costas” surgem devido à má postura corporal e à atitudes costumeiras durante o dia, como: o modo de se agachar, exercícios repetitivos durante o serviço, não se alongar com frequência e não ter o costume de fazer pequenas pausas para corrigir a postura. O corpo “reclama” quando o indivíduo se posiciona de maneira inadequada e é importante compreender que a coluna é o eixo principal que sustenta os outros membros.

Abaixo seguem algumas dicas de como se proteger e evitar problemas na coluna. Mas atenção! A melhor saída é sempre procurar um médico especialista no assunto.

1. A melhor maneira de se deitar de lado é com um travesseiro entre a cabeça e o ombro e outro entre as pernas;
2. Ao elevar um objeto pesado do chão, abaixar-se com as pernas flexionadas;
3. Ao trabalhar em frente a uma mesa, ou digitando no computador, manter as costas retas, encostadas ao encosto da cadeira; manter as pernas debaixo da mesa, evitando cruzá-las;
4. Ao realizar alguma atividade em pé, repouse alternadamente um dos pés sobre um objeto;
5. Procure posicionar ao seu alcance os objetos que esteja manuseando;
6. Não carregar mochilas ou sacolas, com o peso de um só lado. A mochila deverá ser apoiada nos dois ombros e as sacolas, divididas nas duas mãos;
7. Evitar trabalhar com o tronco totalmente inclinado;
8. Ao trabalhar agachado, flexione os joelhos e mantenha as costas retas.