Foram 100 requerimentos, ante 167 em janeiro e 152 em fevereiro de 2012. Mês tem menos dias, mas recuperação gradual das vendas colabora, diz

O número de pedidos de falência no país recuou em fevereiro, aponta nesta quarta-feira (6) a Serasa Experian.

No mês passado, foram registrados 100 pedidos de falência em todo o país, número menor que os 167 requerimentos verificados em janeiro e que os 152 observados em fevereiro de 2012.

Dos 100 pedidos, 64 são de micro e pequenas empresas, 29 de médias e 7 de grande porte.

Os requerimentos de recuperação judicial apresentaram queda ante janeiro, para 70, sobre 128 no primeiro mês do ano. Em fevereiro de 2012, contudo, foram 49.

Os decretos de falências apresentaram elevação em fevereiro, para 53 (ante 47 em janeiro e 45 no mesmo mês do ano anterior). A Serasa salienta que os decretos não refletem a conjuntura econômica atual, uma vez que a falência de uma empresa pode demorar até dois anos para ser decretada.

O fator calendário foi preponderante para a queda, em fevereiro, nos números de falências requeridas e de recuperações judiciais requeridas, observam os economistas da Serasa, em nota (fevereiro tem menos dias).

“Ao mesmo tempo, é possível notar que a recuperação gradual das vendas em alguns setores econômicos, em razão do recuo na inadimplência dos consumidores e da permanência dos juros baixos, começam a gerar algum alívio financeiro, mesmo com pressões de custo, como a inflação”, salientam.

Fonte: G1.com