Médicos tiram dúvidas e dão dicas de prevenção

No terceiro dia da 27ª Semana de Prevenção de Acidentes na área metalúrgica, 09 de novembro, os participantes assistiram a três palestras sobre doenças respiratórias e distúrbios do sono. Três médicos especialistas explicaram os temas e tiraram dúvidas de trabalhadores. O primeiro a se apresentar foi o médico otorrinolaringologista Frederico Prudente Marques. Ele falou principalmente sobre rinites e sinusites, tipos de irritações que são muito comuns, mas que devem ser tratadas e prevenidas.


Médico Frederico Prudente fala sobre doenças respiratórias

A segunda palestra do dia foi ministrada pela médica do sono Fernanda Silveira Chrispim. Entre os temas abordados, o que mais chamou a atenção dos participantes foi a insônia. “Quem fica muito preocupado durante a jornada de trabalho, ou leva serviço para casa, tem grande tendência a perder o sono”, afirmou a médica.


Médica Fernanda Chrispim esclarece o que é a apneia do sono

Logo após, o médico pneumologista Ricardo Ozório Dourado falou sobre as doenças respiratórias relacionadas ao pulmão. O principal assunto da palestra foi a asma – doença que acomete muitos trabalhadores que convivem com pó, produtos químicos e névoas. 


Médico Ricardo Ozório Dourado explica as causas da asma

Durante a manhã, as perguntas dos participantes da Spat foram entregues aos conferencistas. Após as palestras, os médicos responderam das dúvidas e incentivaram a todos a cuidar da saúde.

 

Doenças Mentais do Trabalho

Nesta quinta-feira, 10 de novembro, dois representantes da Gerência de Saúde Mental da Secretaria de Saúde em Goiás vão palestrar sobre Doenças Mentais do Trabalho: a psiquiatra Manuela Rodrigues e o enfermeiro Guilherme Dwight. 

O evento tem início às 8h, no auditório Jaime Câmara da Câmara Municipal de Vereadores de Goiânia.

 

Veja também:

>> “Assédio Moral no Trabalho” é debatido no segundo dia de Spat

>> Começa a 27ª Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho na área metalúrgica

>> Confira a programação da 27ª Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho na área metalúrgica

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do SindMetal-GO