Curso promovido pelo SindMetal-GO dos dias 3 a 5 de setembro em Anápolis, formou 17 novos coordenadores de ideias para atuarem nos cursos do sindicato

A vontade de transformar veio à tona quando os participantes do 12º Curso de Formação de Coordenadores de Atividades Educacionais perceberam que o movimento sindical está a um passo da falência. A história do sindicalismo brasileiro apresentada durante o curso que aconteceu em Anápolis trouxe, por meio do método de Paulo Freire, a tomada de consciência, o anseio pela mudança e a busca pela reconstrução do movimento sindical.

O contato com a pedagogia do educador, que prega o ensino bilateral, abriu os olhos do grupo de pessoas que se indignaram diante da forte influencia do poder e a corrupção dentro das entidades sindicais

Todas as informações foram repassadas aos participantes por meio de uma metodologia criada através de uma educação popular. Segundo o coordenador Roberto Ferreira, a expectativa do curso foi alcançada e os participantes tiveram um percentual alto de entendimento das quatro fases da metodologia. “Os participantes chegam ao final bem próximos da montagem de um curso utilizando a metodologia”, garante.

17 novos coordenadores de ideias são formados no 12º Curso de Formação de Coordenadores

Os participantes aprovaram a metodologia e saíram do curso com o desejo de repassarem o que aprenderam para provocar a transformação nos outros. “Gostei muito do método do nosso saudoso Paulo Freire. Superei minhas expectativas, me aproximei de um conhecimento novo que vai acrescentar tanto profissionalmente como pessoalmente. E aqui fica guardado no coração o que aprendi”, comenta Alinny de Souza Costa, futura coordenadora.

E os novos coordenadores já têm data para estrearem. O próximo Curso de Formação Sindical para os trabalhadores já está marcado para 12 de setembro de 2013 na Escola Sindical do SindMetal-GO. No curso, os coordenadores terão a oportunidade de colocarem em prática tudo o que aprenderam.