A metodologia despertou a curiosidade nos participantes que querem ser coordenadores de ideias

Para se tornarem coordenadores de ideias, os participantes do 12º de Formação de Coordenadores do SindMetal-GO tiveram um dia de intensa reflexão e acirradas discussões na busca da assimilação da nova metodologia aplicada nesta quarta-feira, 4 de setembro. Divididas em quatro partes distintas a essência da novidade se inicia com o levantamento e a valorização das experiências reais vividas pelos trabalhadores, passando por uma profunda reflexão na busca do entendimento sobre os porquês da coexistência de mais de um conceito sobre o sindicato no Brasil.

Trabalhadores se reúnem em grupo e aprendem sobre a nova metodologia

Em um terceiro momento, voltando para a realidade crítica e problematizada dos trabalhadores, os coordenadores divididem os participantes grupos, a fim de buscarem uma proposta de ação planejada, dentro do possível e do viável com vistas à reconstrução de um novo sindicato considerado o ideal para a classe trabalhadora.

Walquiria Aline Rosa, uma das candidatas que pretende ser coordenadora, confessa que está maravilhada com o método freiriano e aprova totalmente a metodologia nele inspirada. “O conhecimento se torna possível a partir da troca de ideias que proporciona e flui com maior naturalidade facilitando o entendimento sobre a melhor forma de lidar com trabalhadores na interpretação e coordenação de seu pensamento”, diz.

A principal atividade de amanhã, 5 de setembro será a simulação da montagem de um curso que culminará na avaliação individual de cada um para que a direção aprove aqueles que estão aptos a estrearem  encerramento do curso e a apresentação da quarta parte da metodologia para os participantes. Essa etapa rememora as fases aplicadas e avalia todo o conteúdo compartilhado. Após a avaliação, os participantes enfim tem a oportunidade de defina aqueles que estão aprovados para exercerem as atividades de coordenadores de atividades educacionais dentro do novo contexto sindical.