SindMetal-GO leva conhecimento aos metalúrgicos do chão de fábrica

Novos coordenadores estreiam na 55ª edição do curso de Formação Sindical e obtém bons resultados

O 55º Curso de Formação Sindical promovido pelo sindicato dos metalúrgicos foi realizado na quinta-feira, 7 de agosto, na Escola Sindical dos Metalúrgicos. O evento contou com a presença de 18 trabalhadores. Cinco dos onze coordenadores formados pela equipe de educação da entidade no mês de julho, além das equipes de apoio, comunicação e observadores, comemoraram o resultado final do evento no momento em que os participantes fizeram a avaliação final do curso.

Coordenadora auxilia atividade em grupo

Um dos destaques ocorreu na solenidade de abertura, quando o ex-coordenador, Jeferson Porto, fez um depoimento de como esse curso transformou sua vida. “Ele simplesmente modificou meu pensamento sobre o poder dominante, desenvolveu meu senso crítico e tirou as limitações da minha cabeça”, afirmou o ex-coordenador.

Apenas trabalhadores foram convocados para o Curso de Formação Sindical

O curso teve início às 8h e foi finalizado às 18h, com desenvolvimento de uma metodologia baseada no método do patrono da educação brasileira, Paulo Freire.  Os participantes realizaram diversas atividades diferenciadas do sistema tradicional da educação praticada no país, além de valorizar o trabalho em grupos, garantindo maior participação de todos.

Novos coordenadores são apresentados

Luzirene Amorim, uma das participantes sentiu-se gratificada pela oportunidade. “Eu achei que ia ser pacato, mas foi totalmente diferente. Aprendi muito com as dinâmicas e hoje saio daqui com mais força para lutar pelos meus direitos”, declarou a participante do curso.

Trabalhadores recebem certificado ao final do curso

O presidente do sindicato e um dos coordenadores do curso, Roberto Ferreira, afirmou que dois pontos mereceram maior atenção na avaliação geral. Primeiro a mudança em relação à programação, que ainda requer alguns reparos para adequar ao público alvo e segundo a avaliação dos novos coordenadores que tiveram uma boa estreia.