Mais de 5 mil funcionários fazem greve

Trabalhadores da fabricante de componentes eletroeletrônicos Flextronics, instalada às margens da rodovia Castelinho, em Sorocaba, aderiram nesta manhã (03) ao comunicado de greve realizado pela Central Única do Trabalhador e defendida pelo Sindicato dos Metalúrgicos.

A Empresa tem cerca de 5,5 mil funcionários, e 95%, entre produção e administrativo, paralisaram os seus trabalhos. O motivo da paralisação, segundo as centrais sindicais, é a petição pela redução da carga horária, passando de 44 horas semanais para 40 horas trabalhadas.

“Hoje eles são obrigados a trabalhar nos fins de semana”, explica o diretor sindical Alex Sandro Fogaça.

“O que os trabalhadores querem é menos trabalho nos fins de semana. E só a redução de jornada é capaz de diminuir o volume de trabalho dos operários aos sábados e domingos”, conclui o diretor sindical.

Ainda nesta quinta-feira, dia 03, diretores da empresa se reúnem com dirigentes sindicais, na sede do Sindicato, em Sorocaba, para reiniciar a conversa sobre redução .

Durante o encontro, poderá ser formalizado um novo aviso de greve, caso a empresa não chegue a um acordo com o Sindicato. “A paralisação pode continuar amanhã caso não cheguemos a um acordo”,  conclui Alex Sandro.

Outro lado

O diretor de novos projetos da Flextronics, Jorge Funaro, afirmou que será difícil implantar a proposta de redução na carga horária solicitada pelo Sindicato. Ele explica que, caso ocorra, a empresa terá um aumento no valor do seu produto, sendo ele repassado ao cliente e abrindo concorrência no mercado. Jorge comenta que seria mais fácil se a regra fosse para todos.

“Por que a central sindical não envia uma proposta ao Congresso, onde seria estipulado para todos os funcionários a carga horária de 40 horas semanais? Seria a forma correta de resolver isso”, sugere o diretor.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul