Ministro da Integração deve respaldar montadora na atual demanda pela ampliação da planta industrial no Estado

O ministro da Integração Nacional, Fernando Be­- zerra, esteve ontem na fábrica de automóveis Mitsubishi, no município de Catalão, região Sudoeste de Goiás, para averiguar as instalações da indústria automobilística goiana. A intenção é incluí-la no programa Inovar Auto, do Brasil Maior, implantado recentemente pelo governo federal. Ele foi recebido secretário de Indústria e Comércio (SIC) Alexandre Baldy, pelo prefeito de Catalão, Jardel Sebba, entre outras autoridades.

Bezerra deve respaldar a montadora na atual demanda pela ampliação de sua planta industrial no Estado, para a qual pleiteia investimentos de mais R$ 1 bilhão com aportes do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) e do Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO) FDCO.

“O ministro teve a oportunidade de conhecer uma das poucas montadoras existentes fora da região portuária do Brasil e que é uma das mais importantes no contexto nacional”, disse Baldy, relacionando a Mitsubishi entre as mais destacadas indústrias do País. Para ele, o funcionamento da montadora valoriza Goiás em relação ao restante do Brasil, do ponto de vista da sua economia.

“A Mitsubishi respalda Goiás, os goianos e nosso parque industrial, até mesmo por sermos um Estado que não é dotado de porto, pois estamos no centro do País, e ainda assim possuímos em funcionamento, três das mais importantes montadoras automó­veis brasileiras”, disse o secretário.

O programa

O Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores (Inovar Auto), é uma medida adotada pelo governo federal com o objetivo de estimular o investimento na indústria automobilística nacional. Estima-se que até 2015 o Programa levantará mais de R$ 50 bilhões em investimentos no setor.

As medidas introduzidas pelo Inovar Auto fazem parte da política industrial, tecnológica e de comércio exterior chamada Plano Brasil Maior e concede benefícios em relação ao Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para as empresas que estimularem e investirem na inovação e em pesquisa e desenvolvimento dentro do Brasil.

O Inovar Auto prevê um desconto de até 30 pontos porcentuais no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis produzidos e vendidos no País; para ter direito ao incentivo, no entanto, os interessados devem cumprir uma série de contrapartidas, que vão aumentar gradualmente a partir do início do programa.

Fonte: O Hoje (GO)