A coordenação organizou a simulação de uma mesa de negociação entre patrões e empregados. Os participantes comandaram o espetáculo

Com a realização do 50º Curso de Formação Sindical nesta segunda-feira (9 de dezembro) o SindMetal-GO concluiu o calendário de cursos programados para o ano de 2013. O tema: A Negociação Coletiva de Trabalho no Brasil mexeu com a consciência dos 19 participantes.

Na metodologia aplicada os coordenadores levantaram temas de grande importância para orientação dos trabalhadores, como: campanha salarial, pauta de reivindicações, data base, inflação e outros. O ápice do curso foi o momento da simulação de uma mesa de negociação onde os participantes foram os protagonistas, e tiveram a oportunidade de vivenciar a realidade das estratégias utilizadas pelas partes no momento de firmarem Convenção ou Acordos Coletivos de Trabalho.

O Soldador da Atuar Implementos Rodoviários, Raimundo Neto Gomes, gostou muito do curso. “Não conhecia sobre o assunto, mas a partir de hoje posso conversar com meus colegas e falar sobre o que o curso oferece. Agora tenho o entendimento do que o Sindicato faz por nós e sei que fazer a negociação com os patrões não é fácil como pensava”, afirma.

De acordo com o presidente do SindMetal-GO Roberto Ferreira, a escolha do tema do 50º Curso de Formação Sindical para encerrar o calendário de cursos de 2013 foi estratégica. “Como a categoria já se encontra em Campanha Salarial com vistas às negociações da data base de 2014, o tema foi incluído no calendário de 2013 para aumentar a mobilização dos trabalhadores e mantê-los informados do andamento das negociações com os empresários”, diz.

Veja  Também:

> Metalúrgicos protocolam pauta no Simelgo para negociações da Convenção de 2014

Fonte: Núcleo de Jornalismo e Assessoria de Imprensa