A diretoria do SindMetal-GO promoveu para seus associados, no dia 5 de fevereiro (quarta-feira) o primeiro curso de educação sindical de 2014. Foi o 24º Curso de Noções de Legislação Trabalhista. Direito previdenciário, direito do trabalho e direito sindical foram os temas de destaques em forma palestra, preparada pela coordenadora da modalidade, Soraya Pinheiro Camargo Neves e sua equipe.

Equipe do SindMetal-GO em mesa de abertura do 24º Curso de Noções sobre Legislação trabalhista

Desta vez, a direção privilegiou aqueles trabalhadores que mais necessitam de informações e o mínimo de conhecimento sobre seus direitos: os operários, chamados de trabalhadores do chão de fábrica. Os vinte e dois participantes interagiram com os palestrantes e fizeram dezenas de perguntas para tirar dúvidas sobre como se comportar no trabalho sem infringir a legislação.

Os advogados da entidade, Maria Eugênia Neves Santana e João Batista Camargo Filho palestraram com bastante conhecimento sobre os direitos individuais do trabalhador. A primeira falou sobre os benefícios previdenciários, aposentadoria, dentre outros. Já o Dr. João Batista abordou o direito do trabalho e as leis as relações entre patrão e empregados no dia-a-dia, como décimo terceiro salário, contrato de trabalho, férias, FGTS, rescisão do contrato, aviso prévio, etc.

A última parte da programação foi apresentada pelo presidente do SindMetal-GO e também palestrante, Roberto Ferreira que demonstrou a importância da participação dos trabalhadores nas ações do sindicato. Falou sobre direito coletivo e direito sindical expondo aspectos como: o custeio das entidades sindicais, a negociação coletiva e as conquistas da Convenção e dos Acordos Coletivos celebrados com os empresários e também explicou o que é representatividade sindical. Por fim, lembrou que as empresa precisa valorizar seus empregados pois eles são seu maior patrimônio, da mesma forma que o emprego é o maior patrimônio do empregado.

Presidente do SindMetal-GO, Roberto Ferreira em palestra no 24º Curso de Noções sobre Legislação