Manifestantes bloquearam avenida Assis Brasil

Em protesto, metalúrgicos bloquearam na manhã desta segunda-feira a avenida Assis Brasil, na zona Norte de Porto Alegre. De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), a via ficou interrompida em ambos os sentidos próximo à avenida do Forte. 

Segundo o Secretário de Finanças da Federação dos Metalúrgicos do Estado (FTM/RS), Ademir Bueno, funcionários da GKN e da Taurus fizeram uma caminhada até o Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre, na rua Francisco Trein, onde realizam uma assembleia. O grupo deve seguir até a sede das duas empresas. Segundo o dirigente, a intenção não é bloquear o trânsito, mas chamar a atenção dos empresários do setor para a mobilização dos trabalhadores.

A categoria rejeitou a proposta de reajuste salarial de 8,5% e reivindica índice de 10%. Os metalúrgicos solicitam ainda redução da jornada de trabalho para 40 horas e auxílio creche. Os trabalhadores da GM, em Gravataí, e os operários da indústria de implementos agrícolas já fecharam negociação em 9,5% de aumento. Uma nova rodada de negociação deve ocorrer na tarde desta terça-feira. 

Algumas cidades do interior também poderão paralisar as atividades nesta segunda e estão previstas novas manifestações na região Metropolitana da Capital nesta terça-feira.

 

Fonte: Correio do Povo