Depois de 24 dias de paralisações generalizadas na categoria, os trabalhadores metalúrgicos da grande Goiânia resolveram acatar a nova contraproposta feito pelo sindicato patronal e encerraram a greve. Com data base em 1º de abril, os trabalhadores representados pelo SindMetal-GO aguardavam desde o dia 16 de janeiro o valor do aumento salarial para recomposição do poder de compra de seus salários.

Apesar da insistência do sindicato profissional em encerrar as negociações, os empresários subestimaram os trabalhadores e somente oficializou uma contraproposta no decorrer do mês de abril. Diante de uma inflação de 7,22% acumulada para o período, a oferta de 9% não foi aceita pelos trabalhadores que resolveram optar pela greve depois que o patronato se recusou a prosseguir com as negociações.

Com a união da categoria, Greve Geral de 2013 termina vitoriosa para os trabalhadores

Durante o movimento paredista foram firmados 26 acordos coletivos diretamente com a direção das empresas paralisadas, com índice de aumento que chegou a 17%. A Convenção Coletiva que abrange todas as empresas da base dos sindicatos assegurou um aumento salarial de 9% para os meses de abril, maio e junho e de 9,5% a partir de 1º de julho de 2013.

As diferenças salariais havidas em razão do atraso provocado pelo SIMELGO serão pagas de uma só vez no pagamento do mês de julho que os empregados recebem até o quinto dia útil do mês de agosto. O presidente do SindMetal-GO, Roberto Ferreira avalia que a campanha salarial de 2013 e a greve foram vitoriosas. “Mais uma vez os empresários desrespeitaram os trabalhadores que, revoltados, demonstraram a consciência de classe e a união da categoria”, afirma.

>> SindMetal-GO já bate recorde de acordos coletivos firmados
>> Três novos acordos fecham o 22º dia de greve geral da categoria
>> SindMetal-GO firma acordo coletivo para trabalhadores da Atual Móveis Hospitalares

Fonte: Assessoria de Comunicação SindMetal-GO