Trabalhadores aprovam em assembleia instalação do processo eleitoral do sindicato, que terá dois turnos

O Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba, Moreira César e Roseira deu início nesse domingo, dia 15, ao processo eleitoral da entidade. Os trabalhadores aprovaram por grande maioria as condições da primeira disputa eleitoral do sindicato nos moldes dos CSES (Comitês Sindicais por Empresa).

A assembleia definiu as datas dos pleitos, a comissão eleitoral e em quais fábricas serão formados os comitês, bem como seu número de membros. O presidente do sindicato, Romeu Martins, ressaltou a forma transparente com que a assembleia foi conduzida. “Para ficar tudo bem explicado, fizemos a votação de cada item separado e demos amplo espaço para manifestação dos trabalhadores. Fico feliz de ver a forte presença e a união da categoria”, declarou Romeu.

A eleição ocorrerá em dois turnos: o primeiro, que elegerá os membros de cada comitê, será nos dias 9, 10 e 11 de maio, e o segundo, que elegerá a Direção Executiva, o Conselho da
Direção e o Conselho Fiscal, será nos dias 4, 5 e 6 de junho.

Além das empresas Gerdau, Sobremetal, Tenaris Confab Tubos, Confab Equipamentos, Socotherm, Novelis e Bundy, a partir dessa eleição também terão representantes as empresas Aleris Latasa, Alutent, Incomisa, Novametal, Tecn-Serv e Tecpar. Também farão parte da direção os membros do Comitê Sindical dos Metalúrgicos Aposentados.

Outro item da assembleia foi a definição da Comissão Eleitoral que irá presidir todo o processo. Foram eleitos Milson Antunes Pereira, Antônio Romeu Martins e Nilson Costa da Silva. Conforme Estatuto, Romeu foi empossado como presidente da comissão. Ele nomeou os advogados Imar Rodrigues e Márcia Takahashi Bartoli como responsáveis jurídicos do pleito.

A assembleia contou com a presença de representantes da Federação dos Sindicatos Metalúrgicos da CUT no Estado de São Paulo, da Confederação Nacional de Metalúrgicos da CUT, da coordenação regional da CUT, e de outros seis sindicatos.

A assembleia ocorreu em primeira chamada às 9h e, em segunda convocação, às 10h, conforme edital publicado em jornais no dia 4 de abril. A inscrição das chapas ocorre durante cinco dias a partir da assembleia eleitoral, na sede do sindicato, que fica localizada à rua Sete de Setembro, n° 232/246, centro, no horário das 9h às 17h.

Fonte: Portal R3 (SP)