O fórum foi criado em 2011 e representa cerca de 35 mil metalúrgicos da multinacional em todo o mundo

São Paulo –  Pela primeira vez, um brasileiro é eleito presidente de uma entidade internacional de trabalhadores. Rogério Fernandes, de 30 anos, foi escolhido em março passado para ser o porta-voz dos trabalhadores da montadora britânica Rolls-Royce, à frente do Fórum Sindical Internacional. O fórum foi criado em 2011 e representa cerca de 35 mil metalúrgicos da multinacional em todo o mundo.

Há seis anos, Rogério Fernandes é diretor do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e coordenador do Comitê Sindical da fábrica da Rolls-Royce em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. Ele revela que ficou surpreso com a escolha, já que no Brasil a empresa conta com cerca de 500 metalúrgicos e, no Reino Unido esse número chega a 20 mil.

A eleição aconteceu em Londres e contou com a presença de 25 representantes sindicais de 12 países onde a Rolls-Royce atua. O nome de Rogério Fernandes foi indicado pelos participantes por unanimidade e segundo ele foi uma surpresa. “Outros representantes me falaram que o fato de eu ser jovem dará um dinamismo maior ao fórum.”

Para o jovem presidente, o Fórum Sindical Internacional proporciona um diálogo que traz vantagens não só para os trabalhadores, mas para a direção mundial e os próprios acionistas. De acordo com o sindicalista, é um canal de comunicação importante entre os trabalhadores e a direção mundial. “Melhora muito o diálogo e a transparência da empresa com os trabalhadores.”

Fonte: Rede Brasil Atual