Trabalhadores devem ser recolocados em outras unidades da indústria

O Grupo Martifer vai encerrar em agosto a unidade fabril de Benavente da Martifer Construções que emprega cerca de 120 trabalhadores, anunciou fonte oficial da empresa.

“Foi ontem [quinta-feira] anunciado aos trabalhadores que a fábrica em Benavente vai fechar em agosto. Mas foi também apresentado aos trabalhadores a possibilidade de irem trabalhar para outras unidades da Martifer, inclusive no estrangeiro”, explicou a mesma fonte.

Alternativas propostas aos funcionários

Segundo a Martifer, foi proposto aos 120 trabalhadores a deslocalização para a outra fábrica em Oliveira de Frades ou, em alternativa, para unidades localizadas na Polónia, na Roménia, em Angola e no Brasil.

A fonte do grupo adiantou que “entre janeiro e setembro de 2011 a Martifer Construções registou prejuízos que ascenderam a €31 milhões”.

A carteira de encomendas na Península Ibérica da Martifer Construções (que em Portugal engloba as unidades fabris de Benavente e de Oliveira de Frades) “representava 10% em 2010, agora não vai além dos 3%” e há a necessidade de adequarmos as necessidades face à realidade atual”, explicou.

“Esta empresa recebeu apoios estatais para se instalar em vários concelhos e agora de um momento para o outro manda encerrar a unidade de Benavente que se dedica à metalurgia pesada. Na segunda-feira vamos falar com os trabalhadores e defenderemos até à última a manutenção dos postos de trabalho”, afirmou à Lusa Fernando Pina, do Sindicato das Indústrias Transformadoras de Energia e Ambiente Centro Sul/Regiões Autónomas (SITE/CS/RA).

Multinacional conta com mais de 3000 colaboradores

O dirigente sindical confirmou que os trabalhadores foram informados na quinta-feira pela administração da Martifer de que tinham a pretensão de encerrar a unidade fabril de Benavente.

“Vamos tentar perceber o que está por detrás disto tudo e só depois é que poderemos tomar uma posição mais concreta”, salientou Fernando Pina.

Segundo informação no site do grupo, a “Martifer é hoje uma multinacional com mais de 3000 colaboradores em todo o mundo, focada essencialmente em duas áreas de negócio: construção metálica e solar”.

Fonte: O Ribatejo