Ocorreu na quarta-feira, 12 de agosto, na Escola Sindical dos Metalúrgicos, o 62° Curso de Formação Sindical que o sindicato promoveu a associados.  Com o tema “Conhecendo o Sindicato” o curso contou com 21 dos 25 trabalhadores inscritos.

Os participantes descobriram a origem dos sindicatos, e através da história constataram o principal motivo que levou os trabalhadores a criar sua entidade representativa. A dura jornada de trabalho, a falta de condições de trabalho nas empresas e os baixíssimos salários foram fatores determinantes que exigiram a existência de sindicatos representativos e que lutassem para amenizar o sofrimento da classe.

O gestor sindical da entidade, Roberto Ferreira criticou as condições de trabalho dos metalúrgicos no País e afirmou aos participantes que “o poder não deixa o cidadão pensar”. A indignação com o sistema capitalista gerou um sentimento de mudança da realidade que vive os trabalhadores até os dias atuais.

No final do encontro, os integrantes do curso fizeram uma dinâmica em grupo para colocar na prática o que aprenderam durante todo o dia. Uma das atividades propostas foi desafiar os participantes a criar um sindicato ideal para os trabalhadores. Ao término, foram entregues os certificados.