Uma ação de cumprimento foi proposta pelo SindMetal-GO contra a empresa Goyaço Indústria e Comércio de Ferragens Ltda. por não ter permitido que os assessores do sindicato realizasse reunião com os empregados para intensificar a sindicalização, direito que está previsto  na convenção coletiva da categoria.

A ação foi ajuizada em dezembro de 2014 e tramita na 1ª Vara do Trabalho de Goiânia. O SindMetal-GO aguarda a realização da audiência inicial , prevista para o dia 26 de fevereiro de 2015 às 14h10min.

De acordo com a advogada do SindMetal-GO e responsável pelo processo, Dra. Maria Eugênia, o não cumprimento impossibilita os assessores de entrarem em contato com os operários, mantendo os trabalhadores distantes de sua entidade representativa. “Além de dificultar que eles tenham acesso a seus benefícios e sejam favorecidos, ficam alheios às conquistas do sindicato e não podem apoiar as lutas” ressalta.