Em entrevista a rádios, ela disse que esforço não é apenas em ano eleitoral. Inflação fechou 2013 em 5,91%, superior ao registrado no ano anterior.

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira (20) que o governo tem feito um “esforço enorme” para manter a inflação “o mais baixo possível”. Em entrevista a rádios de Minas Gerais, ela disse ter preocupação permanente em manter fundamentos econômicos sólidos, para garantir investimentos e políticas sociais. Em 2013, a inflação ficou em 5,91%, acima da taxa de 5,84% de 2012. Apesar da aceleração, o índice ainda ficou dentro do teto da meta de inflação do Banco Central, de 6,5%.

“Eu tenho uma preocupação permanente com os fundamentos econômicos sólidos. Primeiro no que se refere à inflação. Nós, e aí se você acompanhar ao longo dos últimos anos, sempre foi assim, nós temos feito um esforço enorme para manter a inflação mais baixo possível”, declarou.

A declaração foi dada após a presidente ser questionada, na entrevista às rádios mineiras, qual seria o esforço do governo em um ano eleitoral. Segundo ela, esses esforços não são feitos somente em ano eleitoral, e sim em todos os anos.

A presidente reconheceu que o valor registrado em 2013 ficou acima do índice do ano anterior, mas destacou que, ainda assim, está dentro do intervalo da meta do governo. “Nós estamos fazendo um esforço grande para fazer a inflação convergir para o centro da meta, e quero te dizer o seguinte. Essa é uma questão muito importante porque quanto mais o Brasil conseguir se aproximar do centro da meta, mais estável ele fica”, justificou.