Segundo estudo, o gasto médio do consumidor em Goiânia é de mais de R$ 380 em produtos na web, considerado o maior ticket médio do País

Goiânia possui o maior ticket médio do País em compras pela internet. Os consumidores gastam uma média de R$ 382 em itens adquiridos em lojas virtuais. O valor é bem acima da média nacional, de R$ 292.

Os números são da pesquisa “Mapa do Ecommerce no Brasil”, elaborado pela da Conversion, maior empresa brasileira especializada em otimização de sites (SEO), que analisou mais de 100 milhões de visitas em lojas virtuais nacionais e montou um ranking com as 100 cidades que mais movimentam o comércio eletrônico no Brasil.

Segundo o levantamento, as empresas que atuam com e-commerce no Brasil devem atingir o patamar de 130 milhões de pedidos até o final do ano. A previsão é que as lojas virtuais totalizem cerca de 13 bilhões de visitas de consumidores em 2014. O tempo médio de visita dos compradores brasileiros é de pouco mais de três minutos.

A cidade de Goiânia deve gerar mais de 1,3 milhão de pedidos online em 2014, num total de negócios da ordem de R$ 494 milhões, o que corresponde a quase 85% de todos os pedidos do Estado de Goiás. A taxa de conversão é de 0,87% e o tempo médio de visita em lojas virtuais é de 2’52”.

São Paulo é a primeira da lista dos municípios que mais movimentam o comércio eletrônico no Brasil. A capital paulista aparece em primeiro lugar em receita, com previsão de compras de R$ 5,6 bilhões pela internet em 2014, correspondendo a mais de 30% de toda a transação do Estado. O ticket médio é de R$ 233,51 e a taxa de conversão é de 1,23%. Os paulistanos devem fechar o ano com mais de 24 milhões de pedidos online.

O Rio de Janeiro aparece em segundo lugar, com R$ 3,8 bilhões de negócios até o fim do ano. Já o ticket médio é maior em comparação com São Paulo e atinge a cifra de R$ 320,60, e a taxa de conversão é de 1,26%. A cidade deve gerar mais de 12 milhões de pedidos em 2014.

Embora a previsão de vendas para Belo Horizonte seja de R$ 2,3 bilhões (3ª do País), o ticket médio é maior do que o apurado em São Paulo, com R$ 305,96, e a taxa de conversão é de 1,17%. A capital mineira será responsável por mais de 7,5 milhões de pedidos pela Internet. Mais de 10% das compras são feitas por celular

Segundo pesquisa da Conversion, o uso de celulares e tablets para compras virtuais é cada vez maior no Brasil. Um em cada cinco visitantes no comércio eletrônico já utiliza dispositivo móvel, sendo que mais de 10% das vendas pela internet são efetuadas por esses equipamentos portáteis.

Outra pesquisa da Conversion, sobre canais de tráfego de sites brasileiros, no segmento de comércio eletrônico, dá conta de que a busca orgânica lidera o ranking de gerador de receita, responsável por 34,6% das vendas das lojas virtuais. Em seguida estão os links patrocinados (23,5%) e o tráfego direto (20%). As redes sociais são responsáveis por apenas 2,6% do tráfego dos sites, enquanto o e-mail marketing fica com 6,3%.

Fonte: O Hoje