Na capital, almoçar fora de casa é mais barato

O Índice Alelo de Pre­ço Médio de Refeição 2012 mostra que o almoço fora de casa custa em média R$ 27,46 no Brasil. O valor representa aumento de 2,54% em relação ao levantamento apresentado no ano passado, que apontava R$ 26,78. Nas regiões Norte e Centro-Oeste o valor ficou abaixo da média nacional: R$ 26,35. Goiânia tem a quarta refeição fora de casa mais barata entre as 18 capitais brasileiras pesquisadas: R$ 23,56.

A pesquisa leva em conta o custo de uma refeição completa, com prato principal, bebida, sobremesa e café expresso. O Índice contempla entrevistas com 4.312 estabelecimentos de cidades brasileiras realizadas entre 13 de setembro e 19 de outubro de 2011. A pesquisa, em sua terceira edição, é feita com estabelecimentos credenciados à rede Visa Vale, e analisa a refeição no período do almoço, de segunda à sexta-feira.

Regiões
As regiões Norte e Centro-Oeste foram as únicas que apresentaram queda no preço médio da refeição completa, passando de R$ 27,15 em 2010 para R$ 26,35 em 2011. Além da refeição completa, os pratos e sobremesas tiveram as maiores reduções dos seus preços médios no País – o prato passou de R$ 16,73 em 2010 para R$ 15,82 em 2011, enquanto as sobremesas, que antes custavam em média R$ 5,15, apresentaram nesta pesquisa a média de R$ 5,00.

Ronaldo Varela, diretor executivo Comercial, Marketing, produtos e Novos Negócios da Alea, informa que a pesquisa é desenvolvida anualmente em parceria com o Instituto Datafolha com o objetivo de auxiliar as empresas a desenharem uma proposta de benefício em sintonia com os custos médios da região onde estão inseridas.

Fonte: O Hoje