O percentual de dividas das famílias goianienses foi para 50,7% em abril

O endividamento das famílias e até a inadimplência têm relação direta com a alta dos estoques. O Indicador Serasa Experian de Inadimplência das Empresas registrou alta de 1,1% em abril, na comparação com março, e de 2,7% em relação a abril de 2013. A pesquisa sobre endividamento divulgada mensalmente pela Federação do Comércio de Goiás (Fecomércio) mostra que o porcentual de famílias goianienses endividadas saltou de 48,2% em março para 50,7% em abril. Em abril de 2013, era 47,6%.

“Isso tem reflexo imediato nas vendas”, destaca o presidente da Fecomércio, José Evaristo dos Santos. A pesquisa da entidade mostra que, para 56% dos lojistas, o estoque atual é adequado. “Se o lojista acha que seu estoque está adequado é porque também não pretende fazer mais compras”, adverte.

Segundo o economista da CNC responsável pelo estudo, Fabio Bentes, em 2014, a perspectiva é de desaceleração das vendas, diante do encarecimento do crédito, da redução de prazo de financiamento e do menor expansão da economia.

Fonte: O Popular