‘Cresceu [o emprego], mas em menor percentual’, disse Manoel Dias. Números do Caged devem ser anunciados ainda nesta semana

O ministro do Trabalho, Manoel Dias, que o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) deve mostrar perda de dinamismo do mercado de trabalho em julho. Ele, contudo, não quis revelar números. “Vamos anunciá-los nesta semana, amanhã ou depois. Cresceu [o emprego], mas em menor percentual”, afirmou ao participar de evento da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Ele não esclareceu se esse crescimento menor se refere à comparação com junho ou com julho do ano passado. Em junho, o país criou 123,8 mil empregos com carteira assinada, acima dos 120.440 postos formais criados em junho de 2012. Em julho do ano passado, foram 142 mil vagas a mais.

No acumulado do primeiro semestre deste ano, foram criados 826 mil postos de trabalho, queda de 21% ante o mesmo período em 2012 e pior resultado desde 2009.