Foi fechado nesta segunda-feira, 25 de maio, o décimo primeiro acordo coletivo da categoria metalúrgica da Grande Goiânia no ano de 2015. Desta vez, os empregados da empresa N.S. Freitas Ltda. aprovaram 10% de aumento nos salários. A assembleia foi realizada pela diretoria do SindMetal-GO nas dependências da empresa.

Não foi fácil arrancar uma contraproposta dos empresários. Foi necessário que o sindicato entrasse com uma ação na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego – SRTE-GO solicitando uma mesa redonda com os patrões. Na reunião, realizada no dia 19 de maio, eles ofereceram o índice que foi aprovado hoje.

Em mesa redonda realizada no dia 19, empresários ofertaram o índice de 10%

O presidente do SindMetal-GO, Nelson de Padua Netto, celebrou a renovação de mais um acordo em 2015. Ele afirma que o número cada vez maior de empresários que preferem fechar acordos coletivos é reflexo da falta de representatividade do sindicato patronal. “O Simelgo tem enrolado tanto para fechar a convenção coletiva que os próprios patrões preferem um acordo à parte, para não ter que pagar as diferenças salariais referentes à data-base, além das multas referentes aos encargos sociais” esclarece.