Empresários não resistem anúncio de greve e atendem aumento reivindicado pelos empregados

Não haverá mais a greve dos empregados do grupo da Metalúrgica Rezende, decretada para a segunda-feira, 2 de junho. É que, ao perceber que o movimento eclodiria de fato, em razão da grande mobilização dos operários, a direção das empresas envolvidas resolveu dar o braço a torcer e chegar ao índice de 15% de aumento nos salários a partir da data base (1º de abril).

O sindicato da categoria já havia tomado todas as providências para garantir a legalidade da greve e aguardava tão somente chegar o momento da paralisação. Uma reunião tensa e de última hora aconteceu na sede da entidade sindical no final da tarde do dia 28 de maio, onde os empresários resolveram ceder para colocar fim ao movimento.

Empresários procuram sindicato após greve ser definida

Uma assembleia dos empregados já estava marcada para as 19h do mesmo dia para proceder aos últimos acertos da estratégia que seria aplicada no movimento paredista. O comando de greve aproveitou a oportunidade e colocou a nova contraproposta em votação, já que o limite estabelecido na assembleia foi de 15% de aumento. Com a aprovação do índice a greve foi cancelada.

Empregados aceitam contraproposta e cancelam greve

Segundo o presidente do sindicato dos metalúrgicos de Goiânia e região metropolitana, Roberto Ferreira, “Estávamos totalmente preparados para fazer a paralisação” disse. Em 2014, o SindMetal-GO já fechou 13 acordos coletivos entre 10% e 12% de aumento salarial, além de celebrar a convenção geral da categoria, garantindo um índice de 8% de aumento ante inflação oficial de 5.62%. “Qualquer proposta de recuperação de perda que signifique aumento real acima da inflação é positiva para os trabalhadores” disse ele.