Desde o início do ano os brasileiros já pagaram mais de R$ 1,3 trilhão em impostos federais, estaduais e municipais. As informações são do “Impostômetro” da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

O painel eletrônico que faz em tempo real o cálculo da arrecadação está instalado na sede da associação, na região central da capital paulista.

O presidente da Associação, Rogério Amato, disse que a arrecadação vem se sustentando: “Apesar do baixo crescimento da economia, a arrecadação tributária continua se sustentando – embora num ritmo mais lento do que nos anos anteriores. O grande problema é que as despesas caminham num ritmo mais rápido e os resultados das contas públicas têm sido decepcionantes”.

O valor total de impostos pagos pelos brasileiros também pode ser visualizado por meio da Internet, na página do Impostômetro. Na página, criada juntamente com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), o internauta pode acompanhar quanto país, estados e municípios têm arrecadado em impostos.

Também é possível fazer comparações do que os governos poderiam fazer com o montante arrecadado, como quantas cestas básicas poderiam ser fornecidas e quantos postos de saúde poderiam ser construídos.

Em 2013, o Impostômetro encerrou com a marca recorde de R$ 1,7 trilhão.

Fonte: Diário da Manhã