01/02/2016

Ocorreu na manhã desta segunda-feira, 1° de fevereiro, na sede do SindMetal-GO, a primeira reunião entre as diretorias dos sindicatos patronal e profissional da categoria metalúrgica visando as negociações da convenção coletiva da categoria para o ano de 2016. O encontro, que acontece uma semana após a entrega da pauta de reivindicações, foi agendado pelo Simelgo.

Desde 2014, esta é a primeira vez que a diretoria do Simelgo se senta à mesa de negociação

Como já era esperado, os empresários evitaram discutir o índice de aumento salarial. Disseram que esta primeira reunião é uma visita de cortesia e anunciaram que uma assembleia geral das empresas será realizada no próximo dia 3 de fevereiro para apreciar os itens da pauta apresentada pelos trabalhadores. Em seguida, eles pretendem agendar a primeira rodada de negociação propriamente dita.

Presidente do SindMetal-GO destaca a necessidade da presença dos diretores do Simelgo nas negociações

Esta é a primeira vez que a diretoria do sindicato patronal senta-se à mesa de negociação desde 2014. Um advogado vinha representando os empresários. Em 2015, nenhum membro da diretoria compareceu às reuniões. O presidente do SindMetal-GO, Eugênio Francisco, destacou, no encontro de hoje, a necessidade da presença dos diretores nas negociações. Diante disso, o presidente do Simelgo prometeu que a diretoria estará presente em todas as rodadas de negociação em 2016.

Diretoria do Simelgo (à esq.) promete participar das rodadas de negociação em 2016