Número de desempregados foi estimado em 2,445 milhões de pessoas. Em agosto, a taxa era de 11,1%

A taxa de desemprego no conjunto de sete regiões metropolitanas do país caiu para 10,9% em setembro, ante 11,1% em agosto, aponta nesta quarta-feira (31) a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), realizada em conjunto pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Econômicos (Dieese) e pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade). No mesmo período do ano passado, o desemprego atingiu 10,6%.

O contingente de desempregados no conjunto das sete regiões foi estimado em 2,445 milhões de pessoas, 42 mil menos que em agosto. A população economicamente ativa (PEA) das sete regiões ficou em 22,526 milhões de pessoas, 40 mil mais que em agosto.

O levantamento é realizado nas regiões metropolitanas de São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza e no Distrito Federal.

Na passagem de agosto para setembro, o desemprego diminuiu no Distrito Federal (de 12,6% para 11,9%), Belo Horizonte (de 5,2% para 5,1%), Fortaleza (de 9,4% para 8,7%) e São Paulo (de 11,6% para 11,3%).

O desemprego aumentou em Recife (de 12,3% para 12,6%) e em Salvador (de 18,8% para 19,0%) e se manteve estável em Porto Alegre, em 6,9%.

Setores

Na comparação de setembro com agosto, o setor que mais contratou foi o de serviços, com saldo de 53 mil pessoas a mais (alta de 0,5%); comércio e reparação de veículos, com 20 mil a mais (alta de 0,5%); indústria, com saldo de 10 mil empregados a mais (alta de 0,3%). A construção demitiu 25 mil pessoas (com queda de 1,6%).

Renda

Em agosto, no conjunto das sete regiões pesquisadas, o rendimento médio real dos ocupados caiu 0,1%, para R$ 1.516, em relação a julho (o valor é calculado com um mês de diferença em relação à taxa de desemprego). O rendimento médio real dos assalariados ficou em R$ 1.549, queda de 0,4% ante julho.

Fonte: G1.com