A pechincha na hora do comprar imóvel nunca foi tão efetiva – pelo menos desde o final de 2013. Os descontos obtidos pelos compradores atingiram o nível recorde desde então,  aponta levantamento FipeZap divulgado nesta quinta-feira (21).

Quem comprou imóvel nos 12 meses encerrados em março conseguiu um desconto médio de 7,5%. Em dezembro de 2013, quando o estudo começou a ser feito, o percentual era de 6,5%. Num imóvel anunciado por R$ 300 mil, isso significa um abatimento no preço final, hoje, de R$ 22,5 mil, ante os R$ 19,5 mil há um ano e meio atrás. Ou seja, R$ 3 mil.

“A palavra do momento é negociação”, afirma Eduardo Zyslberstajn, coordenador do FipeZap. “Quem quer vender está esperando muito mais para receber uma proposta. O poder de barganha mudou de lado.”Para quem quer vender, a dica é pensar bem se vale a pena dispensar uma oferta razoável que eventualmente aparecer na expectativa de uma receber uma melhor mais à frente. Ela pode demorar bastante a aparecer num momento em que o preço de venda está descendo a ladeira. De acordo com o acompanhamento mensal dos preços anunciados pelo FipeZap, de janeiro a abril de 2015 os imóveis sofreram desvalorização real de 3,47%. O índice decorre de uma elevação de preços que tem sido inferior à evolução da inflação.

E a expectativa do mercado é de que esse movimento continue. Mais da metade (55%) dos consumidores ouvidos para o levantamento divulgado nesta quarta-feira (20) espera que o preço real dos imóveis caia nos próximos 12 meses. O índice, referente ao primeiro trimestre de 2015, é o maior desde o segundo trimestre de 2014, quando estava em 55%.

Fonte: IG