Prévia da inflação desacelera em Goiânia

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), considerado a prévia da inflação oficial, desacelerou de 0,91% em janeiro para 0,53 neste mês em Goiânia, de acordo com dados divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No acumulado do ano, o índice em Goiânia ficou em 1,45%, e em 12 meses, 5,94%.

No País, o IPCA-15 desacelerou para 0,68% em fevereiro ante 0,88% em janeiro, graças à redução nos preços das tarifas de energia elétrica. No acumulado dos últimos 12 meses, o IPCA-15 registra alta de 6,18% na média nacioanal.

A meta de inflação do governo é de 4,5%, com margem de mais ou menos dois pontos percentuais. Em janeiro, a inflação oficial do País atingiu a maior taxa mensal em quase oito anos, ao subir 0,86%, e acumulando 6,15%.

Segundo o IBGE, o principal destaque foi a queda de 13,45 pontos nas contas de energia elétrica, item que exerceu o impacto mais significativo para a desaceleração do índice, retirando 0,45 ponto percentual do resultado.

Fonte: O Popular (GO)